21 de dezembro de 2011

Um Exemplo a Ser Seguido por Everton Leme* Roberto Comitre**

Em julho deste ano, a professora Amanda Gurgel recusou o recebimento de um prêmio oferecido pela PNBE (Pensamento Nacional de Bases Empresariais), esta recusa é decorrente de seu posicionamento, sempre em busca de uma melhor qualidade para ensino do nosso país. O premio que coube a ela seria o de Educador de Valor, que apesar dessa denominação, pela primeira vez foi ofertado a um professor. Anteriormente o mesmo premio foi conferido a grandes empresas como Fundação Bradesco, Fundação Victor Civita, Canal Futura, e empresários da educação (conforme a carta de recusa enviada à organização do prêmio: http://professoraamandagurgel.blogspot.com/2011/07/porque-nao-aceitei-o-premio-do-pnbe.html).
Segundo a professora, tais empresas não teriam real preocupação com a qualidade de ensino, mas sim no marketing que tais ações trariam, além disso faz uma crítica ao papel que estas empresas estariam assumindo, que na verdade seria do estado e que, de certa forma, estariam direcionando o modelo de educação focado apenas no mercado de trabalho e não na formação de um cidadão crítico e consciente.
Além da valorização do trabalho do docente, a professora também defende que 10 % do PIB seja destinado para a educação. Porém, podemos ressaltar que só investimento nao basta, é necessário o emprego das verbas de forma consciente e paralelamente a isso lutar por uma reestruturação nas bases do ensino, para que passe a realmente formar cidadãos completos e não apenas indivíduos destinados ao mercado de trabalho, isentos de qualquer senso crítico sobre a realidade brasileira.
Em suma, é importante sim lutar por melhores recursos para a educação, mas tão importante quanto isso, é assumir uma postura como a da professora, a de lutar por uma educação focada no educando e em uma formação que o permita ter a liberdade de analisar, julgar e decidir quais os destinos a seguir, não se tornando apenas uma coisa para ser utilizada pelo mercado.


* 356140
** 421189

Nenhum comentário:

Postar um comentário